Monday, February 05, 2007

Voto Sim

Poderia escrever muita coisa sobre os motivos pelos quais defendo que toda a gente deveria votar SIM dia 11 de Fevereiro, mas sinceramente não me apetece.

Já se falou tudo, até demais.

Lembro só que votar é um Direito e simultaneamente um Dever, pelo que não deveremos nunca esquecer o caminho penoso e vitorioso que faz de nós cidadãos livres. O que custou a liberdade.

Às mulheres, em particular, o direito ao voto representa igualdade, que tanto demorou (se é que existe) a conquistar, e que no fundo está implicito neste refendo.

O direito a serem livres de julgamentos e humilhações.

Eu nasci livre e assim pretendo continuar.

Votem, por favor.

17 comments:

david santos said...

Olá!
Xanusca, não imaginas o prazer que me estás a dar em ser o primeiro a comentar o teu texto.
Está espectacular!
"Votenm, por favor."
Obrigado. Ah, obrigado a ti, minha querida pela ideia que tiveste. Quando aos outros, que façam o que quiserem, estamos cheios.Parabéns.

Borboleta said...

Uma boa semana para ti..jinhos :)

Marta said...

Muito bem Xanusca, assino em baixo do teu post.
boa semana.
bj

José Luis said...

Saludos desde Chile, espero que todas voten.
VOTEN!!!!!!!
besos chica guapa.

Docente said...

eu particularmente nao concordo ctg...mas como diz o povo e bem: cada cabeça sua sentença

penso que a lei actual ja é bastante permissiva..se virmos bem existem ate paises que nao deixam abortar mm se a mulher for vitima de violação...

uma coisa que me confunde nisto tudo é tb o papel do pai da criança...ja que o pai é totalmente marginalizado em todo estes contexto

a meu ver cada nova viva que se gera dentro da mulher é um ser unico e irrepetivel, algo que foi criado por duas pessoas....

penso que a mulher( e o homem tb) devem ser responsaveis e usar e todos anticoncepcionais se nao quiserem engravidar...nao devem usar o aborto como mais uma saida facil....

...pois a meu ver é isso que vai acontecer...vai tornar-se uma saida facil..mais um metodo anticoncepcional...tal como aconteceu com a pilula do dia seguinte


e se virmos bem nao estaremos a eliminar a causa desse grande problema que é a gravidez indesejada...continuaremos a nao apostar na formação e na educação para a saude...porque se opta por escolher o caminho mais facil

mas o que importa é votar e de cnsciencia tranquila

cumprimentos

Deco said...

Somos livres e desse direito, dessa liberdade de expressão, não abro mão! Gostei daqui... Bjs

Anonymous said...

Ninguém tem liberdade incondicional. Ninguém!
O Estado e - mais concretamente - a Lei, são o compasso que define e pauta o nosso ritmo, o nosso "poder-fazer". Só assim podemos viver em sociedade; só assim pode ser respeitado o espaço de cada um.

Senão vejamos: o homem em sociedade ainda não tem liberdade para escolher quando pode matar, agredir, furtar, recorrer à eutanásia, etc.
Logicamente, não pode confiar-se no senso comum, na ponderação dos factos arbitrária de cada ser humano, dando-se assim liberdade total para que cada um decida da forma que lhe apeteça.
Tem, portanto, de existir uma limitação da nossa liberdade, facto que não oferece qualquer contestação.

E, no meu ponto de vista, a questão do aborto insere-se exactamente no rol de liberdades que nos deverão ser vedadas, porquanto o aborto, em última análise, corresponde a retirar o direito à vida - se não o é já - a algo/alguém que, indubitavelmente, se transformará num ser humano tão valioso quanto cada um de nós (e, neste último aspecto, julgo não haver também lugar para teorias divergentes).

Termino com aquilo que alguém ontem revelou, num debate televisivo, quanto à percentagem actual da prática do aborto na Grã-Bretanha: 29 por cada 100 gravidezes!!!
Assusta-me a ideia de se querer para o meu país - com o nível de formação que tem a nossa população - um aborto tão livre quanto o existente em países desenvolvidos, com elevado grau de literacia e informação como a Grã-Bretanha.

Por tudo isto, voto não! - até que se encontre uma outra solução que, espero muito sinceramente, surja rapidamente, porque também não sou capaz de fechar os olhos à realidade actual.

Beijos e abraços

Anonymous said...

Cara Marta,
tens que crescer e ser mae, para falares sobre o aborto! pareces madura mas es infantil( nessa questao),digo sempre quem quer abortar que o faça, nao é necessario ir a espanha, existem clinicas bem perto que o fazem, bastas falar com o genecologista, façam-no e paguem as facturas ( uma por mandar matar o filho e a outra pela culpa que vai sentir a vida toda.
Claro que o meu voto é NAO.

Xanusca said...

Bom, se me recusei a discutir o assunto com os mais variados argumentos que existem para o SIM gostava que os outros também respeitassem e não viessem para aqui fazer campanha.
Quanto à "Uma Mãe" digo: não fales do que não sabes! Se sou ou já fui mãe não sabes e agora sou eu quem acha que cruel és tu em achar que em Portugal se podem fazer abortos, uma vez que na lei contempla uma pena (e pesada) e a outra por ser ILEGAL e por isso feito na clandestinidade. Ao menos em Espanha, faz-se nas condições de uma clinica médica e assistência de Profissionais. AH!!! E ainda te dão um papel, para o caso de precisares ir ao médico em Portugal não te prenderem, uma vez que o fizeste à luz da lei espanhola. LOLOL, queres mais hipocrisia do que isto???
"Vão duas miudas ao hospital e esvairem-se em sangue.
A 1ª Fez um aborto em POrtugal: Vai já pra gaiola.
A 2ª tinha dinheiro e foi a Espanha: Ok menina, já está boa, pode ir para casinha descansada"
HIPÓCRITAS!!!!! Mais uma vez se vê que o pobre é quem paga sempre as brincadeiras de pessoas que como tu acham que podem decidir pela vida dos outro, aqueles que não têm opção.
Fiac bem

Anonymous said...

OLHA MARTINHA, DIZ-ME UM SO NOME DE UMA MAE QUE FOI PRESA EM PORTUGAL POR TER FEITO UM ABORTO??? SO UM! O ABORTO É UM ACTO CRUEL E DESUMANO MAS KEM QUER PODE FAZE-LO, EU NAO SOU CONTRA A LIBERDADE DE ESCOLHA, MAS SOU CONTRA SERMOS NOS, CONTRIBUINTES A PAGAR UM ABORTO. CRIANÇAS ESTAO EM LISTA DE ESPERA PARA SEREM OPERADAS EM HOSPITAIS E VAI LA UMA MULHER E DIZ QUERO ABORTAR, E NA HORA FA-LO, QD SE TEM UM PARTO, EVITAM FAZER CESERIANAS PQ FICA CARO, ARRANCAM BEBES A FERROS, POIS ASSIM É MAIS ECONOMICO... MAS PARA ABORTAR NAO SE OLHA A NADA, DA-SE ANESTESIA GERAL E TA FEITO.
E MAIS UMA COISA SEM BEM QUEM ES E QUE NAO TENS NENHUM FILHO, POIS TE DIGO QUE NO DIA EM QUE O SENTIRES AO TEU LADO MAL ELE VENHA AO MUNDO, MUDARAS UM POUCO A TUA MANEIRA DE PENSAR.

BJS

Xanusca said...

Ou não. Continuarei a achar que não é só o meu caso o exemplo e que haverá muita gente em situações bem complicadas.
Quanto a mulheres que tenham sido presas em Portugal continuamos na conversa hipocrita. Do assim tá bem deixa andar, desde que eu não tenha de pagar...
Enfim

Klatuu o embuçado said...

SIM, claro!

Pierrot said...

Pois...não sou não nem sim, nem sequer nim...diria que sou contra o referendo.
Legisle-se e ponto final.
É para isso que eles lá estão.
No dia em que assim não for, voltamos aos tempos das assembleias populares ;-)
Mas esta questão debatia-a amplamente no meu cantinho.
Bjos daqui
Eugénio

Anonymous said...

Em questões controversas, de consciência, mediáticas, acho sensato que se consulte o povo. Por isso estamos num Portugal democrático, não num qualquer Irão ou Cuba.
O mesmo desejarias se estivesse no governo - ou mais propriamente AR com maioria parlamentar - um partido que pretendesse legislar no sentido de penalizar ainda mais o aborto.
Há que saber escutar o povo em certas questões, porque o tempo do despotismo já lá vai.

Xanusca said...

VOTEM SIM!!!!!!!!
Bom fim-de-semana!

Anonymous said...

o melhor de toda a campanha foi quando um senhor, numa daquelas entervistas de rua, disse: "então, depois queremos adoptar crianças, e não há nenhuma p'ra adoptar...."

E viva Portugal.....

Zeca said...

Tantos blogues que gostava de ver e ler, outros tantos em que passo e nem sequer os chego a ver.

No entanto, existem outros que não nos cansamos de os ler, porque em cada palavra saboreia-se a nostalgia tranquilizadora de cada mensagem que nos enriquece o saber sem nunca chegarmos a agradecer...

O tempo é sempre o grande culpado destas contrariedades, mas por vezes a preguiça também ajuda.

As desculpas só serão válidas quando verdadeiras.
Um beijo